Palestrantes
Responsabilidades ambientais da Ciência do Solo
Antonio Carlos de Azevedo é Agrônomo, Ph.D. em Agronomy (Purdue University), Pós Doutor e Livre Docente (ESALQ-USP). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Mineralogia, Química e Gênese de Solos. Atualmente atua como professor na ESALQ/USP. É Coordenador do Programa Solo na Escola (para educação em solos), do Programa Ponte (Educação Ambiental e Científica junto às escolas de ensino fundamental e médio) e do setor de Difratometria de Raios X do Laboratório de Gênese de Solos.
Metodologias ativas e avaliação como processo: o que isso tem a ver com ensino de solos?
Maria Antonia Ramos de Azevedo é Pedagoga, Doutora em Educação (USP) e Pós Doutora em Pedagogia (Universitária na Universidade do Vale do Rio dos Sinos). É vice-diretora e docente do Instituto de Biociências da UNESP (campus Rio Claro), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (GEPPU/UNESP) e do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Ensino e Avaliação (UNISINOS). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Pedagogia Universitária; Formação de Professores; Processos de Gestão Escolar e Universitária e Interdisciplinaridade.
Práticas de manejo de solo em cultivos florestais
Karina Carnielli Zamprogno Ferreira é Engenheira Agronôma pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Mestrado em Agronomia - Proteção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP-FCA e Doutorado em Genética pela UNESP-IB/ Botucatu. Atuou de 2007 à 2012 como Pesquisadora Especialista em Biotecnologia voltada para Melhoramento Genético de eucalipto na empresa Veracel Celulose S.A. Desde 2013 atua como Coordenadora da área de Pesquisa e Desenvolvimento Florestal desenvolvendo estudos voltados para a Qualidade e Sustentabilidade Florestal em parceria com instituições de Pesquisa e Universidades.
Geotecnologia na Ciência do Solo
Joanito de Andrade Oliveira é Engenheiro de Agrimensura, mestre em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Doutor em Geologia (UFBA). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Atua na área de Geociências, com ênfase em Sistema de Informações Geográficas, Processamento Digital de Imagens e Erosão dos Solos. Aborda principalmente sobre: modelagem e implantação de SIG, sistemas aplicados aos processos de erosão dos solos, sensoriamento remoto, extração e seleção de atributos.
Pedometria: avanços e perspectivas na Ciência do Solo
Ricardo Simão Diniz Dalmolin é Agrônomo e Doutor em Ciência do Solo (UFRGS). Atua como professor associado da Universidade Federal de Santa Maria e como professor e orientador dos programas de pós-graduação em Ciência do Solo e em Educação Ambiental. É consultor de conceituadas revistas. Atualmente participa na elaboração do PronaSolos (Programa Nacional de Solos). Tem experiência na área Ambiental e Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos. Foi presidente do Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo por duas gestões.
Remediação de solos contaminados por metais traços: tecnologias de fitorremediação e imobilização
Jorge Antônio Gonzaga Santos é Agrônomo e Ph.D em Soil Chemistry and Fertility (University of Florida- EUA). Cursou Pós-doutorado na University of Wisconsin, na University of Florida e na Univesity of Michigan. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Química do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Química de rizosfera, dinâmica de matéria orgânica nos ecossistemas, fitorremediação e nitrogênio. Desenvolve e coordena diversos estudos em sítios contaminados por metais pesados.
Tecnologias para Cacauicultura do século XXI
George Andrade Sodré é Agrônomo e Doutor em Produção Vegetal (FCAV/ Unesp/ Jaboticabal – SP). Atualmente é Professor Titular da UESC/ DCAA e Professor do corpo permanente no Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal na mesma instituição. É Auditor Fiscal Agropecuário na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC – Ilhéus). Tem experiência na área de Agronomia, sobretudo nos seguintes temas: Substratos para plantas, Fertilidade do solo e Cultivo do cacaueiro.
Gestão do Ciclo de Vida em Sistemas de Produção Pecuária
Thiago Florindo é Administrador formado pela Universidade Federal da Grande Dourados. Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados . Doutorando em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor assistente do curso de Administração na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Paranaíba. Têm desenvolvido pesquisas relacionadas à gestão do ciclo de vida e ecoeficiência de cadeias agroindustriais, com a integração de modelos de tomada de decisão multicritério (MCDM) a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).
Gestão do Ciclo de Vida em Sistemas Florestais
Giovana de Medeiros Florindo é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no câmpus de Chapadão do Sul/MS. Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestra em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e bacharela em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem experiência de pesquisa nas áreas de mercados e comercialização de produtos agropecuários, gestão da inovação e sustentabilidade no agronegócio. Atualmente dedica-se ao estudo de produtos bio-based de origem florestal, com foco na análise dos sistemas de produção por meio de metodologias de Gestão do Ciclo de Vida e métodos de tomada de decisão multicritério.
Como Obter altos rendimentos em cacauicultura
Silvino Kruschewsky Neto é Engenheiro Agrônomo formado pela UFBA- Universidade Federal da Bahia e especialista em Manejo das Pastagens pela FAZU - Faculdade de Zootecnia de Uberaba. Tem experiência em empresas agrícolas do estado da Bahia e do Pará e desde 2010 atua como Consultor técnico autônomo prestando assessoria a fazendas do Baixo sul, Sul e extremo sul da Bahia em Cacau, Café Conillon, Seringueira, Coco e Pastagens. Atualmente atua também no mercado internacional presando assessoria na Guatemala desde 2012, em Cacau, Café Robusta e Seringueira e agora em 2018 no México em Cacau e Café Robusta.
O futuro da agricultura brasileira com base no uso atual do solo
Luciano da Silva Souza é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia, possui mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisador aposentado da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Atualmente é professor adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Indicação Geográfica do Cacau
Adriana Reis é bióloga com mestrado em genética e biologia molecular e doutoranda em biotecnologia na área de bioprospecção de microrganismos da fermentação de cacau. Tem experiência na área de boas práticas de produção de cacau e chocolate e pós-colheita. Atualmente é gerente de qualidade do CIC – Centro de Inovação do Cacau onde atua na qualificação do cacau do Brasil, auxiliando os produtores a acessar mercados diferenciados.
A inserção do Agrônomo no mercado de Trabalho - Me formei, e agora?
Lanns Almeida é engenheiro agrônomo pela Universidade Estadual de Santa Cruz, já atuou como coordenador de projetos pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação); como assessor técnico da Diretoria Executiva da CAR e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna. Suas áreas de atuação são: Planejamento e Gestão de Programa e Projetos, Geoprocessamento e Cacauicutura no Sistema Cabruca.
Viveiros e a legislação: como organizar?
Kaleandra Freitas Sena é engenheira agronôma pela UESC, com mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela UENF e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela UESC, já atuou como coordenadora do laboratório de Fitopatologia Molecular da CEPLAC, na área de histopatologia e e genética funcional, já coordenadora do I Censo Nacional da Reforma Agrária no estado da Bahia pelo CRUB/INCRA, prestou consultoria em genética de plantas no projeto: Indicação de procedência para projeto de criação e implantação de uma Indicação Geográfica do cacau no Sul da Bahia, e atualmente, é coordenadora de produção de mudas de fruteiras do Instituto Biofábrica de Cacau.
Manejo de pastagem na bovinocultura
Bruno Borges Deminicis é Zootecnista, Mestre em Produção Animal, Doutor em Produção Vegetal - Forragicultura e Pastagens, tem experiência na área de Manejo e Conservação de Pastagens e Forragens, Tecnologia de sementes forrageiras e conservação produtiva e atualmente é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, com a atuação em Forragicultura, Pastagens, Caprino-ovinocultura, Gestão Estratégica em Agronegócios e Sistemas Agroflorestais.
Descomplicando a Pedologia
Cristiano Marcelo Pereira de Souza é Geógrafo, pela Universidade Estadual de Santa Cruz, mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente realiza Pós-Doutorado em Geografia na Unimontes, com a função de Professor Colaborador. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia, Geoprocessamento, Solos, Bacia hidrográfica.